Páginas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

A inveja no reino de Deus

João 3:22-30 - João 3:26 - E foram ter com João, e disseram-lhe: Rabi, aquele que estava contigo além do Jordão, do qual tu deste testemunho, ei-lo batizando, e todos vão ter com ele. Alguns discípulos de João Batista estavam com inveja pelo fato de Jesus estar sendo seguido por um número muito grande de pessoas. Notavam que a simpatia do povo por Jesus estava crescendo muito a cada dia, então disseram a João: todos vão ter com ele. Na verdade era um exagero, já que nem todos seguiam a Jesus. Mas essas palavras revelavam a tristeza e mágoa que haviam sido plantadas no coração deles devido a queda da popularidade de João, o mestre deles. Na igreja dos nossos dias, acontecem cenas como esta, e até com uma certa freqüência. Isso acontece nas votações pelos cargos e quando irmãos se destacam no meio da comunidade sempre tem um que deixa a inveja penetrar em seu coração. Isso mostra que tem muito trabalho a ser feito na igreja. Alguns se lançam com todas as suas forças e energias no trabalho em prol do Reino de Deus e essa atitude deveria causar muita alegria no meio da comunidade e não inveja. O apóstolo Paulo, referindo-se a circunstâncias semelhantes, disse: Filipenses 1:15,18 - Verdade é que também alguns pregam a Cristo por inveja e porfia, mas outros de boa vontade; Uns, na verdade, anunciam a Cristo por contenção, não puramente, julgando acrescentar aflição às minhas prisões. Mas outros, por amor, sabendo que fui posto para defesa do evangelho. Mas que importa? Contanto que Cristo seja anunciado de toda a maneira, ou com fingimento ou em verdade, nisto me regozijo, e me regozijarei ainda. Alguns tentam ocupar todos os cargos ou funções na igreja e isso acaba produzindo contenda ou inveja. Precisamos estar atentos que sempre tem muito para se fazer numa congregação, de forma que sempre haverá oportunidade para cada um de nós servirmos ao Senhor dedicando a Ele nosso talento, dom e habilidade, não sendo necessário sentir inveja do irmão. João Batista mostra então qual deve ser nossa reação quando outros tem sucesso na igreja e no Reino de Deus: Convém que Ele cresça e que eu diminua. Claro que ele está se referindo a Jesus, e Ele deve sempre ser engrandecido, amado e reconhecido como O maior, mas essas palavras também nos exortam a sermos humildes e servos, dispostos a todo tempo a ajudar e incentivar aqueles que trabalham no Reino de Deus. Devemos trabalhar com todo empenho para banir do nosso meio todo sentimento de inveja já que o mesmo só destrói, ele não pode trazer nada de novo nem construir nada. O sentimento de inveja é um destruidor por isso devemos repreende-lo e expulsa-lo da nossa comunidade.
Pr. Antero Mendonça – Canyon Country - CA
"A boca fala do que está cheio o coração."
Que Deus os abençõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário