Pr. David dos Santos Amador
INTRODUÇÃO
Aquela que é mãe precisa ter sabedoria para embelezar sua maternidade. Salomão, o grande sábio, vem dizendo que “Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola a derruba com suas próprias mãos” (Pv. 14:1). Penso que este texto nos dá base para dizer que toda mãe precisa de sabedoria para educar e cuidar de seus filhos, a fim de se ter sucesso na maternidade. Se uma mãe não tem sabedoria no cuidado de seus filhos, certamente seu lar não terá equilíbrio.
A mãe sábia vê seu filho como um ser humano que precisa de um lar, precisa de informações sadias e equilibradas para ser preparada para a vida.
A mãe sábia entende que por um filho no mundo, significa ter que cuidar dele, prepará-lo adequadamente para a vida, transmitir a ele conceitos que o faça ser uma pessoa equilibrada, a fim de que este filho se inserindo em qualquer situação, saiba viver bem.
Ser sábia na maternidade, não é obra do acaso. Entretanto, a sabedoria que toda mãe precisa, há de vir quando:
A mãe tiver sua vida consagrada a Deus. Lc. 1:38
A mãe buscar as bênçãos de Deus. Lc. 1:42
A mãe for obediente a Deus. Lc. 1:28
A mãe depositar sua fé em Deus. Lc. 1:45
Poderíamos inumeradamente, citar vários caminhos que leva uma mãe a alcançar sabedoria para educar e cuidar de seus filhos. Entretanto quero apontar alguns destes caminhos na vida de uma mãe sem igual, escolhida pelo próprio Deus, para carregar no ventre e dar à luz a seu Filho, o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Maria é esta mãe!
A mãe mais abençoada que já se viu na face da terra!!! Lc. 1: 42.
Texto: Lucas 1:26 - 45
1- A MÃE QUE TODO FILHO PRECISA TER É CONSAGRADA A DEUS - v.38
Uma mãe consagrada a Deus sabe que seus filhos serão fruto do que aprenderem em casa, embora os filhos também aprendem muitas coisas na rua. Mas quando a rua exerce um fator transmissivo de conceitos maior do que o lar, é porque sem dúvida a influência doméstica está fraca e porque o lar não está marcando significativamente. Mas, na realidade os filhos, aprendem primeiro com o caráter que se vê no lar, na família. Portanto, a mãe sábia busca ser consagrada a Deus, para poder ser exemplo para seus filhos. Tudo que os filhos vêem na sua mãe, eles aprendem, visto que a mãe serve de exemplo. Então você mãe precisa ser consagrada a Deus, servindo de exemplo a seus filhos. Exemplo de bondade no trato, no falar, nas atitudes. A mãe sábia e consagrada a Deus, mostra amor para com seus filhos e para com seu esposo. Por que ela sabe que Deus confiou a ela esta responsabilidade. A mãe consagrada a Deus sabe que a maternidade é um ministério concedido por Deus, e portanto, busca cumpri-lo com seriedade, pensando sempre no melhor para seus filhos.
2- A MÃE QUE TODO FILHO PRECISA TER É ABENÇOADA - v. 42
Maria certamente tinha a benção dos valores espirituais e morais em sua vida. Ela não era uma mulher vazia e fútil, mas era sem dúvida um referencial para qualquer filho.
Maria sabia que os valores começam no lar, devem ser assimilados no lar, e isto é uma das maiores bênçãos que Deus dá as mãe, é ensinar a seus filhos os valores espirituais e morais.
Por isso, penso que o equilíbrio dos lares depende muito das mães. Veja que a figura do pai pode faltar e o pai até mesmo pode falhar, mas uma mãe que ocupe o seu papel pode emocionalmente cobrir esta lacuna deixada por um pai pouco responsável. De modo que o pai pode faltar, pode falhar, mas, a mãe abençoada por Deus, certamente poderá sem dúvida alguma desenvolver o papel do pai no aspecto emocional e espiritual. A mãe abençoada causa um impacto extremamente significativo na vida de seus filhos.
Os lares precisam de mães abençoadas por Deus, a fim de que elas possam cumprir o seu papel. Mães que entendam que não é apenas por um filho no mundo, mas é preciso amá-lo, moldando seu caráter e imprimindo nos filhos, valores morais e espirituais.
3- A MÃE QUE TODO FILHO PRECISA TER É OBEDIENTE A DEUS – v. 28
Um problema sério em nossos lares hoje, é a falta de valores espirituais e morais. Isto porque a maioria dos lares não tem o que ensinar aos filhos. Por que? Porque são lares vazios e fúteis, e assim não tem o que ensinar para os filhos. Assim, os filhos ficam sem bom caráter, sem boa educação, sem nenhum valor moral e sem qualquer valor espiritual. Tornando selvagens, sem nenhuma educação.
Alguns lares que não educam bem os seus filhos, pensam que educação é obrigação da escola, da igreja, mas a educação, se aprende em casa. E Maria, nos ensina muito bem isto, porque ela sabia como já mencionei, que os valores começam nos lares, obedientes a Deus. A mãe sábia é uma mulher que obedece a Deus e passa a noção de obediência a Deus para os filhos.
4- A MÃE QUE TODO FILHO PRECISA TER TEM SUA FÉ EM DEUS – v. 45
A última vez que o N.T. fala de Maria é em Atos 1:14, depois ela sai de cena, “todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus e com os irmãos dele”. Aqui, Maria se mostra crente no filho, é isto que está dizendo o texto, ela está perseverando em oração, com todos os demais, mostrando ser uma mulher de fé. Mãe, seus filhos vêem você como uma mãe que ora e tem fé ???
Existem mães que usam a fé cristã como pretexto para suprir as carências de um lar cheio de problemas. São mães engajadas em tudo quanto é atividade na igreja, para não ficar em casa. Assim, a igreja acaba se tornando rival da família, impedindo que as mães cumpram seu papel no lar. Quem age assim, está com a vida cristã desfocada. Mas, a mãe que todo filho precisa ter persevera na fé, marcando seus filhos com esta fé.
A fé que uma mãe tem, é passada para seus filhos na base de seu caráter e no seu jeito de ser em casa.
A mãe que todo filho precisa ter: É obediente a Deus, É abençoada por Deus, É consagrada a Deus e Deposita sua fé em Deus.
CONCLUSÃO
Para concluir irmãos, falo não só as mães, mas aos maridos, aos filhos, que devemos lembrar que a nossa espiritualidade não deve aparecer apenas na igreja, mas deve aparecer sobre tudo em casa. Penso, que Deus quer que as irmãs sejam mães que todo filho precisaria ter. Podemos falhar como filhos, podemos falhar como maridos, mas por favor mães, não falhem nunca, porque se as irmãs falharem, o lar se ...
Quando uma mãe falha não há quem supra. O seu papel diante de Deus mãe, é um papel extremamente relevante. Dê graças a Deus por ser mãe, agradeça a Deus por ser mãe e peça a ele sabedoria para ser a mãe que todo filho precisa ter.
Que Deus as abençoe nesta caminhada!!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário